2021-07-16 19:51:00

Governo Regional promove o aumento das habilitações dos Açorianos visando a sua empregabilidade




O Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego considerou hoje, na ilha Terceira, que o aumento das habilitações dos Açorianos é muito importante para a sua capacitação, qualificação e, por esta via, para a sua empregabilidade.

Para Nuno Bettencourt Gomes, que falava numa sessão de entrega de certificados no âmbito dos cursos ministrados por formadores da Rede Valorizar, adiantou que o Governo dos Açores “está a cumprir com a estratégia definida para aumentar as qualificações dos Açorianos”, sejam desempregados ou trabalhadores no ativo.

No curso, que agora terminou no Núcleo Operacional de Angra do Heroísmo da Direção Regional, 25 Açorianos, com idades entre os 20 e os 63 anos são certificados em termos académicos com habilitações do 9º ano.
Nesta cerimónia, de grande simbolismo quer para formandos quer para formadores, Nuno Bettencourt Gomes, além de elogiar o esforço e os resultados obtidos, frisou que a qualificação é “determinante para a igualdade de oportunidades e para a coesão social na nossa Região”.

Por outro lado, referiu que “nunca é tarde para aprender e para apostar na melhoria das qualificações”, adiantando que, a par dos cursos que atualmente decorrem, estão previstas novas formações no arquipélago.

No que diz respeito apenas ao Núcleo Operacional de Angra do Heroísmo, que abrange também as ilhas da Graciosa e de São Jorge, as formações programadas preveem envolver mais de 300 pessoas nos próximos meses em cursos de Aquisição Básica de Competências ou através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

Dando continuidade à intensificação da qualificação dos Açorianos, de forma a potenciar a sua empregabilidade e valorização profissional, as novas formações passam a contar com a participação das escolas profissionais dos Açores, no seguimento do desafio laçando pelo Governo Regional.




DÚVIDAS?
CONTATE-NOS

Governo dos Açores - Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Copyright - 2007-2021


Made in